quinta-feira, 4 de junho de 2015

Muitos caminhoneiros consomem Rebite para dirigir por mais horas



Este post tem como objetivo mostrar uma realidade na vida de muitos caminhoneiros:o uso do Rebite. Todos os dias milhares de veículos passam pelas rodovias brasileira, entre eles, cerca de 61% dos caminhoneiros com cargas diversas, que consomem anfetamina para se manter acordado e chegar mais rápido ao destino.



Anfetaminas são drogas sintéticas, fabricadas em laboratório, e lançada no mercado farmacêutico na forma de um inalador indicado como descongestionante nasal, em 1932. Em 1937, iniciou-se o comércio de benzedrina, um comprimido para revigorar energias e elevar estados de humor. Foi usado, durante a Segunda Guerra Mundial, pelas tropas alemãs para combater a fadiga provocada pelo combate. Os Estados Unidos também permitiram seu uso na Guerra da Coréia.

Por volta de l970, inicia-se o controle na comercialização, levando em conta que as anfetaminas passaram a ser consideradas drogas psicotrópicas, sendo portanto ilegal seu uso sem acompanhamento médico adequado.

 Atualmente são encontradas com facilidade em farmácias, por ser uma droga cujo uso terapêutico auxilia principalmente na moderação do apetite, porém, as farmácias são obrigadas a vendê-las sob prescrição médica.

     Esta droga é popularmente conhecida como "rebite" e/ou "bolinha". "Rebite" é como são chamadas as anfetaminas entre os caminhoneiros. Porém seus nomes comerciais são outros. Entre os principais estão:

·         Dualid, Inibex, Hipofagin, Moderine (substância ativa: dietilpropiona)

·         Lipomax, Desobesi (substância ativa: fenpropex)

·         Dasten, Absten, Moderamin, Fagolipo, Inobesin, Lipese, Diazinil (substância ativa: mazindol).

·         Pervitin (substância ativa: metanfetamina)

·         Ritaline (substância ativa: metilfenidato).

Nomes populares: bolinha, bola, rebita, "ice".
 
 
Voltaremos a falar deste assunto e a trazer mais curiosidades a respeito em  outras postagens.

REFERÊNCIAS:
Info drogas. Disponível em: http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/anfetami.htm Acesso em 2 de junho de 2015.

Rebites: O que são e quais seus efeitos?. Disponível em: http://www.vwcaminhoeseonibusribeirao.com.br/rebites-o-que-sao-e-quais-seus-efeitos/ Acesso em 2 de junho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário