Hoje vamos trazer dados de uma pesquisa relacionada aos diversos tipos
de limitações que os indivíduos podem ter. Você sabia que segundo estimativas
da Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo existem cerca de 610
milhões de indivíduos com algum tipo de limitação?
De acordo com dados de 2010, do IBGE, no Brasil, são 45,6 milhões de
brasileiros com algum tipo de incapacidade intelectual ou para ver, ouvir e se
locomover, sendo considerado um dos países campeões em população com
deficiência.
Lembrando que, existem dois tipos de deficiência: a congênita, aquelas
que acompanham o indivíduo desde o nascimento, e a adquirida, que são todas que
vieram a se estabelecer ou afetar o modo de estar físico da pessoa normal.
Vale destacar que no Brasil, 56,6% das deficiências são adquiridas. Isso se deve, principalmente, pelo aumento considerável da violência urbana, no qual, todos os meses, cerca de 8.000 brasileiros adquirem uma deficiência em consequência de:
• Acidentes com arma de fogo: 46%
• Acidentes de trânsito: 30%
• Outros: 24%
Vale destacar que no Brasil, 56,6% das deficiências são adquiridas. Isso se deve, principalmente, pelo aumento considerável da violência urbana, no qual, todos os meses, cerca de 8.000 brasileiros adquirem uma deficiência em consequência de:
• Acidentes com arma de fogo: 46%
• Acidentes de trânsito: 30%
• Outros: 24%
Dessa forma, no que tange a prática profissional dos caminhoneiros, é
possível compreender que a atividade de dirigir é desgastante, causa fadiga e
sua eficácia está relacionada principalmente a fatores ambientais do local de
trabalho e à forma como os motoristas desenvolvem estratégias de enfrentamento
para lidar com estes fatores. As condições de trabalho e de saúde dos
motoristas de transporte coletivo urbano podem ser consideradas fontes dos
distúrbios orgânicos ou psíquicos que acometem esses profissionais. (BATTISTON,
CRUZ, HOFFMANN, 2006)
Vale ainda ressaltar que o trânsito, com suas implicações na
atividade diária dos motoristas, torna-se fator de constante descontentamento.
Diante de pistas mal conservadas, engarrafamentos, pontos de embarque e desembarque
mal localizados, outros veículos e aspectos normativos do trânsito,
configuram-se como essências da penosidade do trabalho de motorista. De acordo
com Battiston; Cruz; Hoffmann (2006), se for considerado que este é o local
diário de trabalho, é possível inferir um nível alto de desgaste tanto físico
quanto mental do motorista, destacando que entre as deficiências adquiridas por
caminhoneiros a mais comum é a surdez, devido ao ruído no posto de trabalho,
que está diretamente relacionado à posição do motor, expondo os motoristas à um
grande risco potencial de surdez ocupacional.
CENSO 2010 do IBGE - Pessoas com deficiência. 2012. Disponível em:<
http://www.bengalalegal.com/censo-2010>. Acesso em: 3 de junho de 2015.

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