quinta-feira, 4 de junho de 2015

Você sabia?


Hoje vamos trazer dados de uma pesquisa relacionada aos diversos tipos de limitações que os indivíduos podem ter. Você sabia que segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo existem cerca de 610 milhões de indivíduos com algum tipo de limitação?

De acordo com dados de 2010, do IBGE, no Brasil, são 45,6 milhões de brasileiros com algum tipo de incapacidade intelectual ou para ver, ouvir e se locomover, sendo considerado um dos países campeões em população com deficiência.

Lembrando que, existem dois tipos de deficiência: a congênita, aquelas que acompanham o indivíduo desde o nascimento, e a adquirida, que são todas que vieram a se estabelecer ou afetar o modo de estar físico da pessoa normal.
Vale destacar que no Brasil, 56,6% das deficiências são adquiridas. Isso se deve, principalmente, pelo aumento considerável da violência urbana, no qual, todos os meses, cerca de 8.000 brasileiros adquirem uma deficiência em consequência de:
• Acidentes com arma de fogo: 46%
• Acidentes de trânsito: 30%
• Outros: 24%

Dessa forma, no que tange a prática profissional dos caminhoneiros, é possível compreender que a atividade de dirigir é desgastante, causa fadiga e sua eficácia está relacionada principalmente a fatores ambientais do local de trabalho e à forma como os motoristas desenvolvem estratégias de enfrentamento para lidar com estes fatores. As condições de trabalho e de saúde dos motoristas de transporte coletivo urbano podem ser consideradas fontes dos distúrbios orgânicos ou psíquicos que acometem esses profissionais. (BATTISTON, CRUZ, HOFFMANN, 2006)

 Vale ainda ressaltar que o trânsito, com suas implicações na atividade diária dos motoristas, torna-se fator de constante descontentamento. Diante de pistas mal conservadas, engarrafamentos, pontos de embarque e desembarque mal localizados, outros veículos e aspectos normativos do trânsito, configuram-se como essências da penosidade do trabalho de motorista. De acordo com Battiston; Cruz; Hoffmann (2006), se for considerado que este é o local diário de trabalho, é possível inferir um nível alto de desgaste tanto físico quanto mental do motorista, destacando que entre as deficiências adquiridas por caminhoneiros a mais comum é a surdez, devido ao ruído no posto de trabalho, que está diretamente relacionado à posição do motor, expondo os motoristas à um grande risco potencial de surdez ocupacional.  

 

 REFERÊNCIAS:

CENSO 2010 do IBGE - Pessoas com deficiência. 2012. Disponível em:< http://www.bengalalegal.com/censo-2010>. Acesso em: 3 de junho de 2015.

 BATTISTON, Maria, CRUZ, Roberto M., HOFFMANN, Maria H. Condições de trabalho e saúde de motoristas de transporte coletivo urbano. Estudos de Psicologia, Natal, vol.11 n. 3, 2006.

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